sábado, 23 de outubro de 2010

PAP - Flor de Fuxico

Olá pessoal, como eu havia prometido, estarei postando alguns passo a passo de peças que eu faço, e vamos ao nosso primeiro, é uma flor de fuxico que eu particularmente adoro, é muito fácil e linda.

Mas antes vamos falar um pouquinho sobre o fuxico, como surgiu...

O "Fuxico" é uma tradição brasileira que remonta ao período colonial. Trata-se de uma técnica artesanal de reaproveitamento das sobras de tecidos que eram, na época, artigos de luxo de fato e sendo portanto, uma das primeiras formas do que hoje chamamos de "reciclagem de materiais".

O fuxico, de idade secular, tem a sua criação atribuída (cogitada) aos escravos africanos, entretanto, eles se popularizam dentro do universo do patchwork no início do século 20. Um pequeno círculo colorido, com as extremidades alinhavadas e franzidas inspira a criação de pequenos enfeites e adereços até a composição de peças grandes como colchas.

O fuxico é um artesanato de patchwork típico que está presente em todas as regiões brasileiras. O termo “fuxico” em português é sinônimo de “fofoca” (cochicho) e, segundo o folclore local, ele recebeu este nome, uma vez que as mulheres se reuniam para costurar e ao mesmo tempo “cochichar” sobre a vida alheia.

Ao coser os retalhos com pontos largos - os alinhavos - enquanto, senhoras e escravas deleitavam-se com suas peculiares "conversas" e " mexericos", eram criadas verdadeiras obras de arte em peças do vestuário e enxoval.

O fuxico esteve associado a classe social de baixa renda e/ou a comunidades rurais. De uma década para cá, com o surgimento da customização e a introdução do patchwork na moda e decoração, é que ele começou a ser valorizado.

À partir do momento em que o fuxico foi tomando espaço na moda e nos produtos artesanais, vários formatos foram criados a partir da base dele que é o círculo e o alinhavo

Uma dessas novas formas é esta flor que irei ensinar... Vamos lá!

1° PASSO - Corte 5 círculos de 6cm e 5 meio círculos de 4cm. Para o meio círculo, faça o círculo e depois corte ao meio.

De passo a passo flor 1

2° Passo - Vamos utilizar os círculos dobrados ao meio e o meio círculo sobreposto. Observe que a parte da dobra ficará para baixo e o lado aberto para cima como na foto.

De passo a passo flor 1

3° PASSO - Alinhave a parte fechada do círculo deixando o aberto para cima. Faça isso com todos, cada um é uma pétala da flor

De passo a passo flor 1

De passo a passo flor 1

De passo a passo flor 1

4° PASSO - Una as duas pontas da linha e dê um nó franzindo as pétalas.

De passo a passo flor 1

4° PASSO - Faça o acabamento com um retalho de feltro. Eu aproveito e fixo o alfinete.

De passo a passo flor 1

Para finalizar cole um botão, e sua flor esta pronta para ser aplicada em uma bolsa, blusa, colar ou faça um brochê.

De passo a passo flor 1

Linda!!! Espero q tenham gostado...
Beijos até a próxima.

3 comentários:

Rose Barretto disse...

Olá, que maravilha, estava procurando um passo a passo desta flor de fuxico.
Adorei, ficou maravilhosa, parabéns!!!

Jornal da Lulu Teen - By Luíza disse...

q lindinha q ficou!!!! adorei!!!
bjnsssss ♥ ♥ ♥
Luíza
http://jornaldaluluteen.blogspot.com

Roberto Domingos disse...

Que legal, as fotos ficaram muito boas.