Passo a Passo

Porta cartas e Chaves

De caixinha 12x12

PASSO A PASSO

1° Passo - Retire os pinos de pendurar a chaves e depois pinte a peça de madeira toda de preto por dentro e por fora com tinta PVA ou acrílica, 2 demãos.

2° Passo - Pinte os pininhos separadamente com tinta branca, PVA ou acrílica e reserve.

3° Passo - Com o papel próprio para decoupagem faça a colagem na parte da frente e das laterais da caixa como na foto.
Para a decoupagem passe uma camada bem fina de cola gel sobre a peça, (faça uma parte de cada vez)depois coloque o papel e com o auxílio de uma flanela vá esticando e alisando o papel de dentro para fora suavemente sem deixar enrugar ou criar bolhas. Para cortar o excesso de papel pegue uma lixa de unha e passe na lateralcom movimentos leves e diagonais.

4° Passo - Depois te ter feito a decoupagem e a peça estar bem seca, passe uma camada de verniz acrílico brilhante sobre toda a peça e sobre os pinos, espere secar e encaixe os pinos nos buracos.

Observação: o escrito Cartas é vendido separadamente e é só pintar e passar uma camada bem generosa de tinta relevo branca e colar na peça depois de pronta com cola de contato ou cola branca, vc pode tbém colar apliques de pombinhas ou selos, deixe a criatividade fuir.

Espero que tenham gostado de mais essa sugestão, bjos e até a próxima!

QUADRO PARA QUARTO DE MENINOS!

Hoje, domingo nada melhor que falar de artesanato e crianças, vou mostrar pra vocês hoje um passo a passo de um quadrinho para quarto de bebê.
Na verdade é para o quarto de dois meninos, é uma ótima dica para as mamães que estão grávidas e já tem um filho maior e o bebê irá dividir o quarto com o irmãozinho.

De Produtos para bebê

De Produtos para bebê

De Produtos para bebê

De Produtos para bebê

De Produtos para bebê

De Produtos para bebê

MATERIAL UTILIZADO:
1 Quadro de MDF 20X13
1 Mini Berço de MDF
Apliques diversos de gesso
Botões
Feltro nas cores, pele e branco
Tecido estampado na cor azul de bolinhas (2 tons)
Retalho de jeans
Enchimento Acrílico
Lã marrom
4 missangas pretas

PASSO A PASSO

1° Pinte o quadro de madeira com tinta PVA branca, eu dei umas 3 demãos de tinta aguardando secagem entre elas, pinte também o bercinho de MDF também de branco até obter uma boa cobertura.

2° Faça uma decoupage em tecido na parte de fora do quadro.
A decoupage em tecido é feita da seguinte forma, passe cola branca sobre uma lateral da peça e cole o tecido esticando bem, passe cola por cima do tecido e espere a secagem, depois de bem seco passe a lixa nas bordas para tirar as rebarbas. Faça isso nas quatro laterais da peça.

3° Passe verniz acrílico brilhante em toda peça e no bercinho e deixe secar.

BONECO

De Produtos para bebê

1°Passe o molde do corpo do boneco para o feltro, costure na máquina primeiro os braços, as pernas e a cabeça.
Costure cada parte separada na máquina deixando um buraco para colocar o enchimento, vire para o lado direito coloque o enchimento acrílico e costure.
Encaiche a pernas, os braços e a cabeça no corpo e costure em volta também deixando uma parte aberta para colocar o enchimento, depois de cheio costure.

2°Faça a roupinha do boneco, a calça de jeans e a camisetinha com o tecido estampado.

3 °Vista o boneco e cole uma cordinha para o suspensório e os botões como acabamento.

4°Faça o boné costurando com o tecido estampado igual da camisa, cole tiras de lã na cabeça do boneco para fazer o cabelo e por cima cole o boné.

5°Para o rostinho. Marque os olhos com um lápis, passe a agulha por detrás da cabeça deixando o nó por baixo e saindo para frente onde está a marca do olho, coloque a missanga na linha e volte a agulha pela mesma direção voltando para trás e dê um nó bem apertado com a s duas pontas da linha. Faça isso no outro lado. Seu olho está pronto

6°Faça a boca com uma caneta para tecido vermelha.

7°O sapatinho são dois retalhos de feltro pespontados com linha de costura.

Reserve o boneco.

BERÇO

1°Depois do berço pintado, invernizado e seco, pegue um retalho de tecido estampado faça a cobertinha para o bebe e encha com enchimento acílico para dar volume.

2°Com o feltro branco faça um travisseirinho e coloque o enchimento, o tamanho vai variar com o tamanho do berço.

3°Faça dois círculos de feltro cor pele e coloque o enchimento e faça o rostino do bebe seguindo o mesmo processo dos olhos do boneco, mas para a boquinha cole um paetê branco e uma missanga azul por cima para imitar uma chupetinha.

4°Cole o travisseirinho no berço, a cabecinha do bebê no tavesseiro e a mantinha cobrindo um pouco a cabecinha, assim o bercinho está pronto.

Finalização

Depois de todas as partes prontas é só colar as peças dentro do quadro da maneira como preferir e decorar com apliques diversos.
Obs: as peças são coladas com cola quente.

PAP DE FLOR DE CETIM

Encontrei esse passo a passo no site Vila do Artesão, tá tão bem explicado e a for é tão linda que resolvi postar aqui, espero que gostem...
(http://www.viladoartesao.com.br/blog/2010/03/flor-de-seda-aprenda-a-fazer-uma-flor-muito-elegante/)



Escolham tecidos firmes. A dica é usar seda ou tafetá de seda para que fique mais luxuosa, mas você pode fazer em outros tecidos desde que eles fiquem firmes.

Outra dica é que depois de cortar as pétalas, você pode tanto deixar no corte bruto ou, como no modelo acima, queimar rapidamente as bordas com uma chama baixa. Dá um belo efeito.

Para cada flor são cinco pétalas do mesmo molde. Comece preparando o molde num papel firme.

Corte o papel num quadrado de 7,6 cm.


Dobre o molde ao meio.


Divida a parte de cima em três e marque o centro da parte de baixo. Dobre nesse terço como na imagem.


Dobre a outra ponta até alinhar as bordas como na imagem.


Dobre na metade, juntando as bordas.


Corte a ponta superior conforme demonstrado na imagem.


Desdobre e veja o molde pronto. Deve ficar assim.


Corte no tecido escolhido cinco pétalas conforme o molde e um pequeno pedaço de entretela para a base.


Preste atenção no comparativo dos círculos dos miolos de cada pétala. Essa será a proporção de aumento de uma para a outra.


Alinhave no centro da primeira pétala um pequeno círculo de 1 cm de diâmetro.


Puxe a linha do alinhavo de modo a formar um miolinho estufado para a parte de fora da pétala, como na imagem.
No avesso, costure essa primeira pétala na entretela. Todas as outras pétalas também serão costuradas nessa mesma entretela.
Isso dará sustentação à sua flor.


Lembre-se que a próxima pétala terá o círculo do miolo um pouco maior. Reveja a imagem das moedas mais acima, para se situar. Ao aumentar gradativamente o tamanho do círculo do miolo, você estará diminuindo o tamanho da pétala e dando volume à flor, além de um formato mais elegante ao miolo.

Repita o processo do alinhavo do miolo, usando a mesma linha que costurou a primeira pétala. Puxe o alinhavo e fixe na entretela através da primeira pétala.


Essa será a aparência. O miolo da primeira pétala ficará encaixado dentro do miolo da segunda pétala ao alinhavar. Assim será também com as próximas pétalas.


Repita com a terceira pétala, aumentando o tamanho do miolo.


Faça o mesmo para a quarta pétala.


E o mesmo para a quinta. Perceba como ficou o miolo.


No verso a entretela estará assim, afinal todas as pétalas foram costuradas à ela.


Recorte a entretela em volta da base costurada e sua flor estará pronta.


O segredo da beleza dessa flor está em intercalar as pontas das pétalas no momento da montagem e ajustar a forma como elas se ondulam quando você puxa o fio do alinhavo.

Outro detalhe é encaixar um miolo dentro do outro para que o último fique bem estufadinho.

No final afofe as pétalas para que a flor ganhe vida. Essa flor você pode aplicar sobre peças de roupas, cintos, enfeites de cabelo e o que mais desejar.

FLOR DE FUXICO

Olá pessoal, como eu havia prometido, estarei postando alguns passo a passo de peças que eu faço, e vamos ao nosso primeiro, é uma flor de fuxico que eu particularmente adoro, é muito fácil e linda.

Mas antes vamos falar um pouquinho sobre o fuxico, como surgiu...

O "Fuxico" é uma tradição brasileira que remonta ao período colonial. Trata-se de uma técnica artesanal de reaproveitamento das sobras de tecidos que eram, na época, artigos de luxo de fato e sendo portanto, uma das primeiras formas do que hoje chamamos de "reciclagem de materiais".

O fuxico, de idade secular, tem a sua criação atribuída (cogitada) aos escravos africanos, entretanto, eles se popularizam dentro do universo do patchwork no início do século 20. Um pequeno círculo colorido, com as extremidades alinhavadas e franzidas inspira a criação de pequenos enfeites e adereços até a composição de peças grandes como colchas.

O fuxico é um artesanato de patchwork típico que está presente em todas as regiões brasileiras. O termo “fuxico” em português é sinônimo de “fofoca” (cochicho) e, segundo o folclore local, ele recebeu este nome, uma vez que as mulheres se reuniam para costurar e ao mesmo tempo “cochichar” sobre a vida alheia.

Ao coser os retalhos com pontos largos - os alinhavos - enquanto, senhoras e escravas deleitavam-se com suas peculiares "conversas" e " mexericos", eram criadas verdadeiras obras de arte em peças do vestuário e enxoval.

O fuxico esteve associado a classe social de baixa renda e/ou a comunidades rurais. De uma década para cá, com o surgimento da customização e a introdução do patchwork na moda e decoração, é que ele começou a ser valorizado.

À partir do momento em que o fuxico foi tomando espaço na moda e nos produtos artesanais, vários formatos foram criados a partir da base dele que é o círculo e o alinhavo

Uma dessas novas formas é esta flor que irei ensinar... Vamos lá!

1° PASSO - Corte 5 círculos de 6cm e 5 meio círculos de 4cm. Para o meio círculo, faça o círculo e depois corte ao meio.

De passo a passo flor 1

2° Passo - Vamos utilizar os círculos dobrados ao meio e o meio círculo sobreposto. Observe que a parte da dobra ficará para baixo e o lado aberto para cima como na foto.

De passo a passo flor 1

3° PASSO - Alinhave a parte fechada do círculo deixando o aberto para cima. Faça isso com todos, cada um é uma pétala da flor

De passo a passo flor 1

De passo a passo flor 1

De passo a passo flor 1

4° PASSO - Una as duas pontas da linha e dê um nó franzindo as pétalas.

De passo a passo flor 1

4° PASSO - Faça o acabamento com um retalho de feltro. Eu aproveito e fixo o alfinete.

De passo a passo flor 1

Para finalizar cole um botão, e sua flor esta pronta para ser aplicada em uma bolsa, blusa, colar ou faça um brochê.

De passo a passo flor 1

Linda!!! Espero q tenham gostado...
Beijos até a próxima.