domingo, 3 de abril de 2011

Cartonagem

Olá meninas e meninos que acompanham esse singelo blog, hoje quero falar sobre uma técnica não muito conhecida de artesanato que é a cartonagem. Eu estou aprendendo essa nova técnica e logo estarei mostrando meus trabalhos.

Origem

Cartonagem é o termo usado em egiptologia e papirologia para camadas de fibra ou papiro aglutinadas, suficientemente flexíveis para serem modeladas, enquanto molhadas, sobre as superfícies irregulares do corpo. O método era usado nas oficinas funerárias para produzir invólucros, máscaras ou painéis, os quais cobriam todo ou parte do corpo já mumificado e envolvido nas bandagens.


Atualmente

Hoje a cartonagem é uma técnica artesanal onde utilizamos papelão para fazer objetos como caixas, porta retratos, bolsas, cadernos e vários outros acessórios e objetos decorativos. O papelão é revestido com tecidos diversos e aplicação da cola permite a modelagem do papel assim como se fazia com os papiros do egito.

Veja algumas imagens de peças feitas com esta técnica, eu adoro acho um charme...


FOTOS



[DSC02837.JPG]
trabalho do artesão Flávio Kastrup


trabalho da artesã Sonia Regina


trabalho da artesã Sonia Regina


trabalho de Ivy Larrea Maes

4 comentários:

Rose disse...

Oi! Querida... linda mesmo essa tecnica; estou anciosa pra ver as peas que voce vai postar.
ah! obrigada, por ir ao meu cantinho;
volte sempre. bjs, rose....

Patrícia disse...

Amigaaaa....me diz qual é o seu email para eu enviar o gráfico do Tapete de bebê...beijos e obrigada pelos elogios..

Patrícia.

Alessandra Marcondes disse...

Que coisas liiindas!!!! Nossa! Fiquei encantada com tudo o que você faz!! Parabéns!

Lélia Brito Made by Hand disse...

Amei seu blog, Patricia. Estou começando e espero que vc conheça o meu http://caixas-de-surpresa-artesanais.blogspot.com.br/
Amo artesanato e creio que iremos nos dar muito bem por aqui. deus abençoe!